quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Como e por que estudar jornalismo?

As mudanças curriculares que o curso de Jornalismo/Comunicação Social tomou ao longo dos anos se refere diretamente à polêmica sobre a obrigatoriedade de uma formação específica para a profissão. Sendo novamente necessária uma formação específica para o jornalista, que direção devem tomar os cursos de Comunicação Social, que hoje respondem pela graduação com habilitação em Jornalismo?

Na publicação “ComunicadorSocial ou Jornalista? A estruturação do conhecimento profissional do jornalistaem cursos de graduação”, o doutor em comunicação, Robson Dias,  acompanha o processo de adaptação do curso de jornalismo através do tempo. No texto muitos autores foram citados, como Iris Yae Tomita. Em sua dissertação “Em busca do sujeito - a formação do olhar no ensino superior de Publicidade e Propaganda”, de 2006, a autora manifestou a seguinte opinião:
 “Uma das questões com a qual o curso de Comunicação se depara é saber se o papel da universidade é formar para o mercado com dimensão crítica da sociedade. Conciliar essas duas vertentes é um desafio para os professores universitários de Comunicação, assim como em outras áreas. Lidar com o ensino em uma área repleta de transformações requer inegáveis alterações estruturais em currículos, infraestrutura laboratorial, equilibrar disciplinas teóricas e práticas, dosar o corpo docente com profissionais da academia e do mercado” - TOMITA, 2006. p. 63- 64

Esta cumplicidade - ou concorrência - entre a grade que pretende instigar formadores de opinião e aquela que busca firmar uma técnica para a profissão, surgiu com o modelo de Jornalismo Informativo, contrário ao Jornalismo de Opinião. E a partir daí, se introduziu um curso superior jornalístico, que sofreu alterações ao longo dos anos, sendo englobado inclusive pelo posterior curso de Comunicação Social, com suas variadas vertentes. No artigo de Robson Dias, essas mudanças foram explicitadas, assim como os questionamentos em relação a ela.

Segue aqui o link de um vídeo acadêmico que complementa a discussão sobre o tema: http://www.youtube.com/watch?v=_Sdf-0L_IN4

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