Para
David White, em 1950, quem analisaria todos esses fatores seria o gatekeeper,
em sua análise, um personagem chamado “Mr. Gates”.
A proximidade,
como era entendida antes da internet e dos sites jornalísticos, não existe mais
como uma barreira espacial. Ainda assim, como Mr. Gates, os “web editores”
devem achar seu caminho para veiculação da notícia.
"A globalização (na forma da especialização flexível e da estratégia de criação de "nichos" de mercado), na verdade, explora a diferenciação local. Assim, ao invés de pensar no global como "substituindo" o local seria mais acurado pensar numa nova articulação entre "o global" e "o local". - Stuart Hall, A identidade cultural na pós-modernidade, 2001.
"(...) O portal constitui-se numa poderosa variante de publitização de conteúdo na Internet, no sentido de ao mesmo tempo procurar uma maior permanência do usuário dentro de determinado site, e agregar a essa possível navegação do usuário, uma miríade de serviços que antes, senão impensada, era improvável de ser executada com eficiência técnica". – José Afonso Silva Jr., Jornalismo 1.2: características e usos da hipermídia no jornalismo, com estudo de caso do Grupo Estado de São Paulo, 2000.
Já o
artigo de Susana Barbosa, A informação de proximidade no jornalismo online,
cita a editora do portal de notícias iBahia, Márcia Luz. Ela acredita que os
jornais online devem estar ainda mais atentos aos usuários, pois ao mesmo tempo
em que se sentem mais perto, podendo participar, eles querem ter seus desejos e
necessidades atendidos, com prestação de serviços e notícias que afetem o seu
cotidiano.
"Embora o mundo inteiro fale em globalização, este é o fator que faz a diferença no jornalismo da Internet. Na verdade, nada mais é do que uma repetição do jornalismo feito no impresso, o de televisão e o de rádio, porque a população de um bairro, cidade ou estado quer saber o que está acontecendo no seu dia a dia."
Para
exemplo, segue a página do site do jornal O Globo de ontem, por volta das 21h, que
continha uma manchete mais nacional, em comparação que a versão impressa da manhã seguinte, mais local. As notícias do futebol também não se resumiam a um único público, como o impresso carioca. Outro diferencial é a galeria de fotos da recém- instaurada
UPP da Rocinha.

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